10 conselhos para conseguir ideias para artigos

Escola Freelancer

10 conselhos para conseguir ideias para artigos é um artigo de: Escola Freelancer

A inspiração nem sempre irá andar no ar para quem escreve como freelancer. Irão haver dias ou momentos em que uma questão surge na sua cabeça: “Mas o que vou escrever hoje?”. Nesses períodos, você parece que já escreveu sobre tudo e que nada mais parece ser de real interesse para os seus leitores. Por mais que tente ser produtivo, colocar as suas ideias para artigos num calendário ou anotar tudo no Evernote, este momento irá chegar e ninguém estará imune a ele.

Recentemente a Escola Freelancer ultrapassou os 100 artigos (127 para ser mais específico), o que á primeira vista pode parecer um número pequeno comparado com outros blogs de maior renome. Mas a verdade é que em certos dias esta falta de inspiração bate à porta. Isto claro, se quisermos manter continuar a escrever textos de qualidade e que cativem os leitores a visitarem o site. E este é uma das dicas que eu lhe dou: não escreva apenas por escrever, mas sim apenas quando sentir que tem condições para publicar algo com qualidade. Mas quando esse momento surgir, veja aqui algumas dicas do que pode fazer para ter novas ideias para textos.

1. PERGUNTE À SUA COMUNIDADE

Os seus leitores são o seu público, aqueles para quem você escreve e se dedica. E ninguém melhor que eles para saber o que eles querem ler. Não tenha aquela atitude de pensar que sabe o que os seus leitores querem. Não existe nada mais direto do que perguntar à sua comunidade e a verdade é que poderá se surpreender com a resposta.

Imagino que neste momento está a pensar em chegar ao mural do Facebook da sua página e perguntar o que eles querem ler. Eu já tentei isso na Escola Freelancer e sem grande sucesso, admito. Depois desse fracasso, tentei de outra forma: fiz um questionário no Facebook com as várias opções de resposta. O resultado foi completamente diferente, conseguindo uma participação muito mais elevada. Mas afinal, o que fiz de diferente? Dei opções aos meus leitores. Mostrei-lhes o caminho e eles apenas tiveram que escolher. Por isso, quando quiser perguntar à sua comunidade sobre o que acham sobre o que você deveria escrever, dê-lhes opções e eles responderão.

2. VÁ AOS COMENTÁRIOS DO BLOG

Outra das formas de conseguir inspiração para temas é verificar os comentários do seu blog. Muitas das ideias de textos que escrevi  surgiram de comentários. Isto acontece porque depois de um comentário, os leitores normalmente deixam uma dica do que gostariam de ler. Uma das formas de conseguir ainda mais dicas nos comentários é responder a esses mesmos comentários dos leitores. Essa interacção gera ainda mais questões por parte deles.

3. PROCURE IDEIAS ATRAVÉS DO GOOGLE

Recentemente, foi publicado um artigo na Escola Dinheiro sobre como ter ideias para artigos a partir de pesquisas no Google. Esta é outra das formas de conseguir ter alguma “inspiração”. Quando começa a escrever algo na barra de pesquisa do Google, o motor de busca começa a revelar uma série de sugestões baseadas nas pesquisas que os usuários realizam nesse mesmo buscador – usuários que começaram as suas pesquisas da mesma forma que você. Este é um exemplo de como o Google sugere automaticamente termos para uma pesquisa por dietas:

Numa simples pesquisa direta, facilmente dá para perceber que existem diversos conteúdos interessantes que podem ser escritos dentro da área, nomeadamente “dietas para emagrecer”, “dietas saudáveis”, “dietas para diabéticos”, “dietas para emagrecer rápido”, entre outras.

4. VEJA OS SEUS RETWEETS

Para escrever artigos com qualidade você nem sempre necessita de explorar temas novos, mas sim de voltar a falar de temas que tenham agradado aos seus leitores. Uma das formas de saber isso é verificar os Retweets que são feitos. Se as pessoas divulgaram os seus conteúdos para as suas comunidades, significa que gostaram do que lerem, mas que também consideram que os seus amigos também vão gostar daquilo que foi partilhado!

5. ANALISE A SUA PÁGINA DO FACEBOOK

Como sabem, o Facebook conta com uma página na qual pode verificar todas as estatísticas que os seus textos geraram, seja comentários, quantas vezes clicaram no curtir ou quantas vezes a sua partilha foi visualizada. Mas como isto pode servir para lhe inspirar para escrever artigos? É bastante simples. Basta fazer uma análise e ver que conteúdos geraram maior interação com os seus leitores. Se gerarem maior interação, significa que eles gostaram mais e a partir daí você pode verificar que temas eles gostam mais. Vou lhe mostrar um exemplo abaixo:

Retirando as publicações com mais comentários que foram frases que inserimos na nossa página, o post com mais opiniões no nosso Facebook foi um sobre jornalismo freelancer. Isso dá para ter uma ideia de como o tema agrada mais aos nossos leitores. Ou pelo menos mais do que outro género de temas.

6. ANALISE OS CONTEÚDOS MAIS ANTIGOS

Você lembra-se do que escreveu no seu blog há seis meses? Quase de certeza que não e os seus leitores muito menos. Uma das formas de conseguir mais ideias para os seus artigos é procurar por posts mais antigos e tentar melhorá-los, com informação que você tenha aprendido nestes últimos meses. Vá no seu Google Analytics e procure pelos conteúdos antigos que estão recebendo mais tráfego na atualidade e busque por ideiais para o desenvolvimento de novos artigos de qualidade.

7. ACOMPANHE AS ÚLTIMAS NOVIDADES

As pessoas adoram assuntos recentes. Informações como essas são essenciais na vida de qualquer blogueiro. Já viu quantas pessoas já se tornaram “especialistas” no Google Plus? Se o estão a fazer é porque sabem que as pessoas procuram por informação relacionada com tudo o que é novo. Para ter ideias para artigos, esteja sempre atento aos melhores sites da sua área e procure pelas últimas novidades. Além de agradar aos seus leitores, ainda tem a vantagem de ser dos primeiros a falar sobre o tema, o que ajuda a ficar nas primeiras páginas o Google mais rapidamente. Poderá optar também pela leitura de livros e revistas para aumentar a sua criatividade.

8. VEJA OS SEUS CONCORRENTES E..FAÇA MELHOR

Ver o que os seus concorrentes mais diretos estão a escrever é outra boa forma de ganhar inspiração. Mas quando o fizer tenha cuidado com uma coisa: não os copie. O objetivo aqui é apenas o de se inspirar, para depois fazer melhor do que eles. Se copiar, facilmente a sua fama de plagiador irá se começar a espalhar pela internet. Inspire-se no que os outros fazem e faça melhor ainda. Os seus leitores agradecem. Contudo, não se esqueça que estar um passo atrás dos rivais é sempre um risco. Tente ser sempre o primeiro a falar sobre tudo. Se não o conseguir, ai não resta outra hipótese a não ser melhorar o que já foi feito por eles.

9. FAÇA VIDEO-POSTS

Esta é uma das opções que quero começar a experimentar brevemente. Sinceramente acredito que no futuro, graças ao aumento da velocidade da internet, os videos terão cada vez mais importância e começarão a deixar os textos para trás. Por isso nada melhor que começar a utilizar video-post para falar sobre os temas do seu blog. E nesse caso não tem problema se você repetir o que já tinha escrito anteriormente, visto que os videos acabam por explicar de um modo diferente um tema semelhante. Além disso, um vídeo demora 10 minutos a gravar, enquanto que um artigo demora horas para escrever.

10. ESCREVA MENOS MAS MELHOR

Uma das causas para a falta de ideias é o fluxo constante com que os blogueiros escrevem artigos. Estar constantemente a ser “obrigado” a ter ideias faz com que o nosso cérebro perca muita criatividade e comece a trabalhar de um modo mecânico. Se você escreve todos os dias, reduza para 3 artigos semanais. Se você escrever apenas 3 vezes por semana, considere escrever somente duas. E assim sucessivamente. Por vezes menos é mais.

E O LEITOR, JÁ TEVE FALTA DE IDEIAS PARA ESCREVER?

Quem escreve regularmente passa sempre por uma fase onde a falta de inspiração para escrever aparece. Contudo, se utilizar algumas destas dicas estará a fugir um pouco à rotina e a ganhar capacidade para ter novas ideias. Agora, ajude-me também a ganhar um pouco de inspiração e diga que artigos gostaria de ver publicados ou quais as categorias (Produtividade, Comunicação, Marketing, Gestão, Empreendedorismo ou Gestão) que gosta mais de ler?

Abraço!

P.S. Aconselho a imprimir este artigo, pode vir a ajudar no futuro!

Artigos Recomendados

Via RSS de 10 conselhos para conseguir ideias para artigos

Ler mais em: 10 conselhos para conseguir ideias para artigos.

Luis Ferreira

Internet and Network marketer

Website: http://www.ensinardinheiro.com/

1 Comentário

  1. interesting information! where did you get it? i am curious to read more!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *