Logovia: uma excelente forma de conseguir trabalho como designer freelancer

Freelancer e Produtividade

Logovia: uma excelente forma de conseguir trabalho como designer freelancer é um artigo de: Escola Freelancer

Conseguir trabalho como freelancer é uma das principais dificuldades de quem trabalha na área, especialmente se estiver no seu início. Os clientes não surgem e o seu trabalho não é procurado, visto que neste momento ainda não tem um portfólio que crie interesse suficiente para isso. Mas hoje tenho uma boa ajuda para quem trabalha como web designer em regime de freelancer: o Logovia. É com muito gosto que hoje falamos de um site que opta por um modelo de negócio que, apesar de ainda existir pouco em Portugal e no Brasil, já está bem implementado em países mais desenvolvidos como Estados Unidos e Austrália.

COMO FUNCIONA O LOGOVIA?

O conceito de negócio é simples, mas vamos por partes. Existe um interessado em construir uma marca e pode necessitar dos seguintes produtos:

  • Logo
  • Logo e cartão
  • Logo e papelaria
  • Logo em 3D
  • Papelaria
  • Mascote
  • Vestuário
  • Folder
  • Flyer
  • Nome para empresa
  • Slogan
  • Nome e slogan
  • Sessão de brainstorm
  • Projetos personalizados

Depois de escolher o produto que deseja, o interessado coloca no ar um pequeno briefing sobre o que quer que os designers façam e quanto está disposto a pagar. O facto de o interessado poder escolher o quanto vai pagar pelo seu trabalho é mesmo uma das principais funções deste site, o que acaba por ser positivo para quem anuncia, pois evita com que fuja muito ao que tinha planeado para investir. Mas é óbvio que quanto menos pagar, menos designers de qualidade estarão interessados naquilo que você procura, sendo que o inverso também acontece.

Durante todo o processo, investidor e designer têm oportunidade de trocar ideias e ajudarem-se mutuamente até chegarem ao produto desejado. E isto tudo sem os outros “concorrentes” terem acesso a essa informação, visto que as mensagens são trocadas de um modo privado. Depois de encontrar aquilo que realmente interessa, o investidor escolhe o vencedor e paga o respectivo dinheiro. Já os designers têm oportunidade de concorrer a infinito número de projetos.

Outro dos pontos positivos deste site é que os interessados caso não tenham nenhum projeto que lhes interesse, terá o seu dinheiro devolvido. Para os designers que participarem no projeto, também está reservada uma boa notícia: terão direito a 10% a mais sobre o valor total da premiação no próximo concurso que vencerem. Uma das formas que a Logovia também encontrou de proteger os designers que participem foi a adopção de um sistema de tempo. Ou seja, todos os concursos terão um relógio que bloqueará a entrada de novos designers nos concursos quando estiver faltando dois dias para o seu término. Só será permitido o envio de artes daqueles criativos que já estavam participando antes do bloqueio.

Para que tenha uma noção um pouco mais abrangente do projecto, ficam aqui algumas questões que realizei ao Carmelo, director de comunicação do Logovia:

Como surgiu a ideia de iniciar o Logovia?

Surgiu de uma demanda do mercado. A gente viu que existia uma dificuldade de pequenas e médias empresas em conseguir fazer trabalhos com designeres, acabando por procurar gráficas rápidas ou pedir a um amigo para fazer um trabalho, dando resultados nem sempre muito positivos. Então vimos essa demanda de mercado e encontramos uma forma de combater esse problema. Desta forma, temos opções para aqueles que têm menos dinheiro ou para aqueles que querem gastar um pouco mais.

Há quando tempo foi lançado o vosso site?

Iniciamos o planejamento em Março, sendo que o projeto foi lançado nas redes sociais em Abril. Mas oficialmente apenas iniciamos hás duas semanas. Neste momento estamos com quatro projetos e três clientes fazemos cadastro, o que podemos considerar positivo para um negócio com tão pouco tempo de vida.

Como pretendem divulgar o projeto nos próximos meses?

O nosso principal foco será nas redes sociais. Estamos agora a divulgar em revistas especializadas, Google, Facebook e estamos fazendo um plano de acção para divulgar em outros meios. É que o nosso projeto é tão inovador que temos de divulgá-lo ao máximo, pois é normal que ao inicio exista um pouco de resistência. Quanto aos designers, temos um grande foco neles. Então queremos criar um espaço em que empresas e designers fiquem satisfeitos, que os designers troquem tutoriais, no fundo que se desenvolvam, que criem um portfólio. Queremos criar um espaço para que os designers trabalhem connosco. Para incentivar isso, vamos também criar um ranking interno. Estamos abrindo, também, uma plataforma do Pagseguro e entretanto vamos adicionar o paypal. Nos próximos meses, queremos angariar empresas e designers do exterior.

Que metas definiram para o vosso projeto?

Esta semana estamos trabalhando nisso mesmo, mas a verdade é que a nossa divulgação forte apenas começou agora. Já temos quase 1800 pessoas curtindo a gente nas redes sociais. No fundo, o nosso planejamento é para tar fechando até final do ano, cerca de um a dois projetos por dia.

Como estao pensando rentabilizar o Logovia?

Estamos cobrando cerca de 20 % por cada projeto. Como temos a parte da divulgação, temos um custo muito alto. Retiramos um valor que achamos ser honesto e deixamos um preço justo para o designer.

Para que não restem dúvidas relativamente ao Logovia, deixo abaixo um video que demonstra bem em que consiste este projeto. Mas antes de terminar vou vos deixar algumas perguntas: O que acharam do projeto? Pensam que pode dar certo? Como designers, estão pensando em participar?

Abraços!

Artigos Recomendados

Via RSS de Logovia: uma excelente forma de conseguir trabalho como designer freelancer

Ler mais em: Logovia: uma excelente forma de conseguir trabalho como designer freelancer.

Luis Ferreira

Internet and Network marketer

Website: http://www.ensinardinheiro.com/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *