Resolva.me – uma boa forma de encontrar trabalho freelancer

Escola Freelancer

Resolva.me Рuma boa forma de encontrar trabalho freelancer ̩ um artigo de: Escola Freelancer

Na Escola Freelancer falamos muitas vezes de negócio inovadores ou de sites para se conseguir trabalho tais como o Odesk ou o Freelancer. No artigo de hoje vou lhe apresentar um site que une essas duas coisas. Além de ser uma ideia de negócio um pouco fora do comum, é uma excelente forma de conseguir trabalho como freelancer. O Resolva.me não é nada mais do que uma aplicação para o Facebook, que permite que você possa conseguir a ajuda de um profissional (caso necessite) ou então que promova o seu trabalho para que outras pessoas possam encontrá-lo.

COMO FUNCIONA O RESOLVA.ME?


O primeiro passo para poder utilizar a aplicação é conectá-la com o seu Facebook. Para isso, basta ir ao site (www.resolva.me.com) e na página principal estará o botão para fazer a conexão. Depois, irá para uma página do Facebook, na qual terá uma opção beta do Resolva.me. Na parte de cima, como demonstra a imagem acima, terá três abas: home, procurar ou indicar. Para que perceba como utilizar cada uma, mas deixar logo abaixo uma pequena explicação.

HOME

Aqui, você está na página principal da aplicação. Em primeiro lugar, terá um vídeo no qual está explicado de uma forma bastante resumida e clara, como funciona esta aplicação. Com pouco mais de três minutos, o vídeo dá-lhe a conhecer todos os pormenores e como pode tirar melhor partido do Resolva.me. Ao seu lado esquerdo, terá as opções perguntar e indicar, que repetem as outras abas acima.

PROCURAR

Está à procura de um massagista ou de um bom restaurante vegetariano numa cidade que você não conhece? Esta é a secção certa para si. O Resolva.me ajuda-o a encontrar uma solução. Diga em que categoria pretende encontrar os serviços, depois defina o Estado e em qual cidade você está procurando. Quando o fizer, verá uma lista com vários usuários que tenham indicado essa categoria nesse Estado que você está procurando. Tal como tudo no Facebook, os primeiros a aparecer são os seus amigos ou pessoas que você tenha maior ligação. Depois de ter a indicação, basta clicar onde diz “contato” para saber o número desse prestador de serviço.

Contudo, algumas vezes o Resolva.me pode não conseguir indicar nenhum trabalhador para esse serviço que você procura. Quando isso acontecer, a aplicação abre um quadro que lhe permite escrever algo mais sobre o serviço que você deseja.

INDICAR

Ao seleccionar este separador, pode começar a ajudar os seus amigos. Veja em baixo que serviços os seus amigos estão procurando e indique um profissional, com base nos seus conhecimentos. Tal como acontece anteriormente, quanto maior for a sua ligação com essa pessoa maior a probabilidade de ela aparecer nos primeiros resultados.

INDIQUE OS SEUS SERVIÇOS


Outro dos benefícios do Resolva.me é o fato de você poder oferecer os seus serviços. Contudo, terá que fazer isso fora da aplicação, ou seja, no próprio site da empresa. Esta é uma boa forma de entrar nesta “lista” e de aumentar as suas probabilidades de ser chamado para algum serviço.

A MINHA OPINIÃO SOBRE O RESOLVA.ME

Este site não deve (nem pode) ser visto como uma salvação para encontrar trabalho como freelancer. Contudo, pode ser uma excelente ajuda para conseguir encontrar alguns clientes importantes. O Resolva.me ainda está no seu início, salvo erro foi criado em Junho, e por isso ainda tem muito para crescer. Não é fácil conseguir encontrar muitas indicações neste momento, visto que o número de utilizadores ainda é muito reduzido. Mas acredito que com o passar do tempo, este negócio será uma referência no ramo do boca-a-boca digital.

Além de ver esta aplicação como uma forma de conseguir encontrar trabalho como freelancer, é importante que a veja também como uma forma de negócio inovadora. No fundo, o Resolva.me está a utilizar o que é muito importante na internet: a opinião de quem conhecemos. Muito mais do que fazer grandes campanhas publicitárias, é importante que saiba gerar um bom serviço para que esse mesmo serviço seja divulgado pelas pessoas que o utilizaram.

Imagine que você trabalha como jornalista freelancer e alguém contrata os seus serviços. Se essa pessoa gostou do seu trabalho, mais facilmente irá falar sobre ele no Resolva.me e indicar a um amigo. O que quero dizer com isto é que cada vez mais o freelancer deve preocupar-se com a qualidade do seu trabalho e não em grandes campanhas publicitárias que só têm como objetivo disfarçar aquilo que está mal. Primeiro o seu produto, depois o resto.

Mas uma questão fica na minha cabeça: Sendo este negócio uma aplicação do Facebook, como pensam os autores rentabilizá-la? Acho que só terei esta resposta dentro de uns longos meses.

Resolva.me Demo Video de Pedrosorren no Vimeo.

E O LEITOR, JÁ CONHECIA O RESOLVA.ME?

Divulgar o seu trabalho de freelancer é algo importante. Mas com o artigo de hoje eu quis fazer um pouco mais do que isso. Quis lhe dar uma ferramenta que o ajuda a compreender um pouco como pode ser o futuro da internet e com o crescente das redes sociais. É importante que se adapte às novas tendências.

E o leitor, já conhecia esta aplicação? O que achou dela?

Abraços!

Artigos Recomendados

Via RSS de Resolva.me – uma boa forma de encontrar trabalho freelancer

Ler mais em: Resolva.me – uma boa forma de encontrar trabalho freelancer.

Luis Ferreira

Internet and Network marketer

Website: http://www.ensinardinheiro.com/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *